Há, hoje, uma nova forma de pensar. Os limites do que é ou não aceitável no comportamento empresarial estão mudando de lugar. A discussão sobre a nossa responsabilidade diante do consumo acelerado dos recursos naturais do planeta está presente em todas as mídias sociais. As organizações, como consequência desse novo pensar, poderão tirar elhor proveito dessas oportunidades, caso respondam a questões cruciais, como uma reflexão sobre a razão da sua existência, a maneira como deverão se relacionar com os seus stakeholders, a urgência em descobrir uma nova maneira de entender o que querem os seus clientes e a sociedade e, como consequência, a reinvenção de sua forma de fazer negócios e operar.

Responda as perguntas abaixo e reflita sobre qual tem sido seu olhar sobre o mundo de oportunidades e a nova economia.

1 — Em sua opinião, qual é o propósito de uma empresa?

2 — Onde você percebe no seu entorno manifestações das novas formas de expressão, de consumo, de fazer negócios, de criação e de trabalho?

3 — Você compraria um produto ao perceber, que para a sua produção, pessoas foram exploradas profissionalmente, o meio ambiente foi agredido ou o bem-estar da sociedade foi negligenciado?

4 — Até que ponto você acredita que as suas escolhas (de consumo, de estilo de vida, de relacionamento) tem, de fato, repercussão sobre o bem-estar geral?

(Pontos para reflexão retirado do livro Novas organizações para uma Nova Economia — Capítulo 1 — A nova economia é um mundo de oportunidades e desafios (página 26))