Vamos olhar para o que está acontecendo no planeta e identificar qual a responsabilidade de cada um em causar um impacto positivo através de seu trabalho.

Depois do carnaval, mais uma vez, o ano começa! Muitos desafios, incertezas, volatilidade, paradoxos, etc. Mas queria convidar você, antes de entrar na roda viva do dia a dia, a relembrar o grande olhar para o que está acontecendo no planeta e a responsabilidade das empresas e, em última instância, sua, de deixar um impacto positivo também através de seu trabalho.

Recomendo, se ainda não viram, que assistam ao documentário estrelado por Leonardo de Caprio, www.beforetheflood.com, que apresenta sua jornada de descobertas pelo mundo depois de apontado pela ONU como embaixador para o meio-ambiente.

No meu ponto de vista, o mais importante após essa narrativa de olhar expandido sobre o que está acontecendo de forma cada vez mais acelerada, é agir. Pequenas ações, pontos de acupuntura que nos ajudem, como sociedade e empresas, a responder também de forma acelerada, aos desafios que se apresentam.

Gostaria de finalizar oferecendo para você algumas ações simples que, como cidadão ou como líder em sua empresa, nos ajudarão a nos movermos em uma boa direção para promover mais vida!

  1. Consuma de forma diferente, o que você compra, o que você come, que tipo de energia você usa, como pessoa ou como empresa;
  2. Apoie os políticos que apresentam leis e votam por políticas transformadoras, que facilitam e incentivam investimentos em energia renovável, em negócios sustentáveis e que direcionem a inovação para ciclos produtivos que impactem positivamente a sociedade e o planeta;
  3. Divulgue e converse com seus colegas e suas redes.

Toda vez que lembro porque faço o que faço no trabalho qualquer desafio ou questão se tornam muito mais fáceis!

Bom início de ano!

Artigo originalmente publicado no blog Gestão Fora da Caixa da Exame.com