VUCA* é um acrônimo que significa Volatility (volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade). O termo vem dos militares que, já na década de 90, percebiam que o que estava acontecendo no mudo era muito menos previsível e, portanto, controlável do que no passado.

A regra não é, porém, de uso exclusivo militar. Muito pelo contrário, doa a quem doer, o mundo VUCA é para todos. E lutar contra ele não parece ser a melhor estratégia. Aliás, não existe nada menos eficaz para lidar com o mundo VUCA do que os planos estratégicos que muitas empresas ainda insistem em fazer. Não, não estou louco. Quem está é quem acredita que dá para planejar os resultados que uma empresa pode atingir em 5 anos. Já é loucura suficiente fazer o planejamento de um ano. Tanto é que muitas empresas estabelecem suas metas no início do ano e as vão ajustando ao longo praticamente mês a mês. Ou levam mais da metade do ano tentando entender o cenário e, quando finalmente se decidem, o ano já passou.

O que fazer então para sobreviver ao vuco-vuco desse mundo VUCA?

Aqui vão algumas sugestões:

Ah! E o que fazer com o planejamento estratégico? Não faça. Num mundo VUCA, o que funciona mesmo é planejar — e dar — um passo de cada vez.

*Fontes: Wikipedia e Portal Gestão