Fabio Betti Salgado
Sócio e Consultor
Fabio Betti é sócio da Corall Consultoria e consultor especializado em Comunicação de Liderança, Diálogos Robustos e Construção de Times Potentes, como parte de jornadas de Evolução Organizacional em suas múltiplas narrativas – Integração em M&A, Transformação de Cultura, Planejamento Estratégico etc.
Formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduado em Comunicação Empresarial pela ESPM-SP e mestre em Biologia-Cultural pela Universidad Mayor de Santiago do Chile, Fábio é coautor dos livros “Ensaios sobre Comunicação com Empregados”, lançado em 2015 pela Fundação Cásper Líbero, e ”Diálogos com CEOS, Conversas que Transformam”, lançado em 2017 pela Corall, além de “Mortes e Renascimentos na Quarentena”, livro lançado em 2021 pela editora Haikai, que reúne provocações e convites para reflexão sobre os muitos sentidos da vida, a partir das próprias experiências do autor em temas essenciais tão essenciais como propósito, talentos, saúde, conexão com a natureza e espiritualidade.
Empreendedor, Jornalista da PUC, escritor e leitor apaixonado, guardião de conversas em fluxo, cutucador de propósitos, coaching de lideranças em momentos críticos de transição de carreira, mentor de jovens de idade e/ou de espírito que querem fazer a diferença no mundo das organizações e além delas, animador de redes e movimentos de inovação de sistemas humanos, professor convidado de programas de liderança, comunicação, segurança psicológica e pensamento complexo em instituições como FIAP e Fundação Dom Cabral.
- Negócios e projetos cocriados pelo empreendedor
- Comunidades que faz parte
- Especializações
- Publicações
Artigos
Chega de discutir a relação e de avaliação de desempenho!
Desempenho é fruto de uma interação, é algo que se produzir coletivamente por um conjunto de partes que, a partir de suas contribuições individuais, atingem um dado resultado.
A evolução pressupõe aceitar um lugar de conexão e identificação profunda
Com a disciplina de quem decidiu compartilhar com o mundo o que aprendeu na confiança de que isso gera mais
Há muito pela frente!
Dia 21 de junho, solstício de inverno, foi o dia mais curto do ano para nós que habitamos o Hemisfério
Nosso molho secreto: interação e integração
As empresas perdem muito tempo e dinheiro tentando consertar as pessoas porque no fundo elas ainda acreditam que são máquinas. O modo complexo é recursivo. É baseado em aprendizagem contínua, em experimentação, interação e integração no que está ou não funcionando, sem julgamento de certo ou errado. É ótimo, porque funciona muito melhor. Mas dá trabalho, muito trabalho.
Feijoada da colaboração
Outro dia escrevi um artigo sobre transformação pessoal fazendo uma analogia com a omelete, para enfatizar que ela só é
Como sustentar a sustentabilidade
Oque todo mundo sabe sobre cultura de sustentabilidade, mas só ele mesmo é capaz de falar? Com vocês, Adams Óbvio.
ESG: Nova ordem do dia ou mais uma modinha?
A questão que surge agora é justamente sobre o correto entendimento e a aplicabilidade de critérios ESG.
Escutar é uma questão de consciência, não de método
Escutar é uma questão de consciência, não de método Você já reparou que, com a pandemia, a situação de isolamento
O Propósito de uma Empresa: Mais ética menos blá blá blá
Você já reparou na quantidade de propósitos organizacionais que se posicionam as empresas? O patamar é tão alto que
Livros
Diálogos com CEOs
Diálogos com CEOs é um livro para quem quer mergulhar nas possibilidades de transformação e nas histórias de pessoas que encontraram sua própria maneira de se reinventar ou de reinventar seus negócios. Sem padrões, sem desfechos óbvios, sem regras predefinidas. São mais de vinte conversas com presidentes ou líderes de empresas que falam de suas crenças, de evolução, de escuta, de inovação.
Conduzidas pelos sócios da Corall – Fabio Betti, José Luiz Weiss, Mauricio Goldstein, Ney Silva e Vicente Gomes – são uma inspiração para jovens, empreendedores, executivos e todos aqueles que querem fazer a diferença não só em sua jornada profissional, mas em todas as relações. Um livro autêntico nos sentimentos que revela e potente a cada conversa. Um livro que não é para ser devorado, mas degustado. Um livro para repensar aquilo que cada um de nós considera importante.
Mortes e Renascimentos na quarentena
“De uma maneira totalmente, e facilmente, encaixada na vida de todos nós, Fábio consegue falar sobre mortes e renascimentos de uma forma leve e com toques de bom humor. Ele te faz um convite irrecusável para realmente colocar em prática as mudanças ou ações que você postergou ou que ainda está postergando. Com a sua escrita leve e sutil, Fábio te enreda em temas complexos e necessários sem que você perceba os capítulos passarem. Ele realmente consegue te levar para caminhos reais e palpáveis de reflexões profundas, e acredito que, para muitos, ainda não pensadas.”
Lilian Gouvea, psicoterapeuta integrativa e mentora de meditação.
Ensaio sobre comunicação com empregados
Bruno Carramenha, Thatiana Cappellano e Viviane Regina Mansi se reúnem novamente para debater a comunicação com empregados. Desta vez, convidaram para o diálogo outros autores, profissionais de mercado e da academia, que retratam o tema, por meio de artigos e ensaios, casos e experiências empíricas, proposições teóricas e revisões bibliográficas, com estilos e abordagens diferentes. Ensaios sobre comunicação com empregados: múltiplas abordagens para desafios complexos, uma coletânea de 27 textos, se divide em quatro partes: “Cultura Organizacional”, “Liderança e Engajamento”, “Planejamento e Mensuração” e “Veículos e Campanhas”. A obra pretende ser mais uma referência para quem quer fazer com eficácia a comunicação interna (ou comunicação com empregados, como nomeiam os autores).