Se você tivesse que descrever 3 adjetivos para representar as qualidades mais presentes nas relações de trabalho hoje em dia, quais seriam? Os meus 3 adjetivos são: racionalidade, objetividade e agilidade. Explico porque:
Racionalidade, pois, vivemos uma época de grandes avanços na ciência em todas as áreas do conhecimento. Estes avanços têm ocorrido de forma exponencial curiosamente comprovando inclusive práticas milenares descobertas de forma empírica como por exemplo o poder da meditação. Yogues a milênios já descobriram os valiosos benefícios da meditação e agora a neurociência nos traz suas evidências. Excelente! Com práticas simples de mindfulness milhares de pessoas estão tendo acesso ao que antes estava restrito a um grupo de pessoas interessadas em experimentar algo e aprender com suas próprias experiências.
Objetividade, pois, com tantos estímulos e com uma agenda lotada, para dar conta de tudo as pessoas tipicamente decidem “ir direto ao assunto”, sem tempo para “distrações”. Esta pode ser a descrição de sonho de muito líder, pensar em um time totalmente focado na entrega dos resultados, e muitas vezes isto de fato é fundamental, não é mesmo?
Agilidade, pois, em uma era de comunicação instantânea, nosso tempo de resposta diminuiu enormemente! Com as mensagens instantâneas disponíveis nas mais diversas plataformas, quem te envia uma mensagem espera que você responda no máximo em horas e em alguns casos em minutos… assim, a agilidade passou a ser muito valorizada!
Faz sentido, não é mesmo? Mas ao mesmo tempo, imagino que você deva estar sentido uma certa angustia, ou quem sabe ansiedade… pois é, estes 3 adjetivos parecem que deixam um espaço vazio, sem cor e sem gosto, insosso!
Imagino que você está pensando, mas então por que este artigo se chama integralidade, curiosidade e leveza? Pois acho que estes são os adjetivos que complementam bem os que já são valorizados nas empresas, mas que hoje são vividos apenas na vida pessoal da maior parte das pessoas.
Integralidade é exatamente a característica que nos ajuda a viver de forma plena, sem precisar engavetar uma parte de nós mesmos dependendo de onde estamos. Falas como: Não traga para o trabalho seus problemas pessoais não fazem muito sentido, não é mesmo? Todos sabemos por experiência própria que esta divisão não funciona. Empresas e líderes que tem esta abertura e esta visão se beneficiam muito mais, pois a capacidade de inovação requer nossa total presença!
Curiosidade por várias razões, destaco aqui a sua importância para o aprendizado contínuo. É a curiosidade que muitas vezes nos faz querer aprender coisas novas e ir mais e mais fundo! E aqui estamos incluindo não apenas aprender uma técnica nova, mas também algo novo sobre o outro ou sobre nós mesmos. A curiosidade que nos ajuda a não congelar e rapidamente cair na obsolescência.
E por último, não menos importante, a leveza. Nossa, quanto estresse pode ser evitado se lembrarmos que a vida está sempre certa e que alguns assuntos podem sim ficar para amanhã! Inclusive, uma boa noite de sono nos ajuda a tomar melhores decisões! Parece contrário à agilidade, mas penso que não. Quantas vezes movidos pelo impulso reptiliano do sequestro da amígdala, tomamos decisões não lá das melhores…pois é, a leveza nos ajuda a ver os desafios na sua real proporção e ter a calma necessária para resolvê-los!
E você, que qualidades você percebe hoje no seu trabalho? E quais qualidades você gostaria de perceber mais? Estou curiosa para saber sua opinião!
Artigo originalmente postado no blog Gestão Fora da Caixa da Exame.com