Você provavelmente está sentindo o impacto da aceleração da evolução no mundo e esses impactos aparecem nos vários contextos de sua vida: família, cidadania, saúde, ecologia, economia, profissional, espiritual entre outros. E todos esses contextos atravessam você em seu trabalho, seja ele qual for, como líder ou colaborador. E certamente você e a organização em que trabalha enfrentam o desafio de liderar mudanças significativas.
Desta forma, intitulamos esse texto de “Inovação com Propósito”. Vou trazer ao longo deste artigo que essa abordagem não apenas transforma a cultura organizacional, mas também estabelece um legado empresarial significativo e duradouro, alinhado com a responsabilidade corporativa e a sustentabilidade empresarial.
Afinal, a inovação com propósito está no epicentro das transformações organizacionais, não se limitando à adoção de novas tecnologias, novos produtos ou estratégias comerciais.
Trata-se de estabelecer identidades e marcas visionárias que incorporam a sustentabilidade empresarial e responsabilidade corporativa de forma autêntica e radical.
Este artigo explora como a inovação orientada por um propósito bem definido pode revolucionar a cultura organizacional, gerando impacto positivo nas pessoas e no mundo e deixando um legado duradouro.
Acompanhe e boa leitura!
A evolução da cultura organizacional e o legado empresarial
Recentemente o Itaú, maior banco da América Latina, próximo de completar o seu primeiro século de vida, lançou uma nova identidade e um conceito que a suporta, “Feito de Futuro”, que nos chamou muito a atenção.
Esta recente reinvenção com a identidade não é apenas uma mudança de imagem, mas um manifesto que indica um novo horizonte para o setor bancário e para a cultura organizacional como um todo. “Feito de Futuro” vai além de um slogan. É um convite à reflexão sobre como uma organização pode influenciar e ser influenciada pela tríade tempo, legado e evolução cultural. Para a instituição financeira, olhar para o futuro significa reconhecer e honrar seu passado, aprendendo com a sua história enquanto pavimenta caminhos inovadores. Este conceito ressoa com uma visão de mundo em que a inovação sustentável e consciente é a chave para um legado duradouro.
Uma cultura organizacional robusta abraça o futuro sem perder a essência do passado, equilibrando inovação e tradição para assegurar um legado empresarial relevante e duradouro. Percebe-se que, para o Itáu, a cultura não é estática; ela evolui, adaptando-se e respondendo às mudanças externas sem perder sua essência. Ou seja, a cultura “Feito de Futuro” é a que equilibra habilmente inovação e tradição, assegurando que, enquanto o banco cresce e se transforma, ele mantém vivo um núcleo de valores e práticas que definem a sua identidade.
Pode-se dizer que esta evolução cultural é uma jornada contínua de autoexame e inovação. Esta iniciativa é mais do que uma mudança de marca, é uma demonstração de liderança e visão.
Continue a leitura e acompanhe alguns caminhos de inspiração para que a sua organização possa embarcar em sua própria jornada de transformação. Em um mundo em constante mudança, abraçar o futuro sem perder a essência do passado é o que pode definir as marcas que não apenas sobrevivem, mas prosperam e deixam um legado positivo de um futuro ainda mais promissor.
1. Marcas e Longevidade: criando conexões profundas e relevantes
Marcas duradouras, e a identidade que apresentam, possuem o potencial de melhor se conectar com clientes, funcionários e a sociedade, mantendo-se relevantes e alinhadas com valores e o mundo emergentes.
Quando estas marcas são orientadas por um propósito, que faz sentido para as pessoas e os locais que elas tocam, acabam por impactar positivamente a comunidade e o meio ambiente, transcendendo o sucesso medido somente pelo lucro. E o potencial de ter sucesso em várias instâncias e dimensões da vida das pessoas é acelerado pelo uso das novas tecnologias emergentes.
2. Tecnologias Futuras e Legado: responsabilidade consciente na inovação
A adoção de tecnologias futuras exige um compromisso com a sustentabilidade das pessoas e dos ecossistemas. Achamos crucial que as organizações reflitam e incorporem em seus sistemas de gestão o legado que estão criando com estas tecnologias, garantindo que a inovação seja ética, sustentável e responsável, tanto como pessoas jurídicas quanto como pessoas físicas.
O mundo tem sentido os impactos negativos que a falta de conscientização e responsabilização da atuação de pessoas, empresas, ONG’s e governos têm gerado. As organizações transnacionais vêm buscando orientar a ação de todos por meio de objetivos comuns e compartilhados. Achamos que aqui existe uma possibilidade singular das organizações alinharem sua atuação para impactar positivamente a vida no planeta.
3. Sustentabilidade Empresarial: alinhamento com o Pacto Global e os ODS
A sustentabilidade dos negócios, agora mais do que nunca, precisa estar alinhada com iniciativas globais como o Pacto Global da ONU. Este pacto, juntamente com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, oferece um framework para as empresas expressarem suas marcas com propósito e integrarem ainda mais as preocupações sociais e ambientais em suas operações.
Empresas inovadoras estão adotando esses objetivos como parte de sua estratégia não somente de sustentabilidade, mas de negócios, promovendo práticas que beneficiam tanto a empresa quanto o planeta.
Agora no final de 2023 ajudamos um cliente nosso em um processo de planejamento estratégico que incorpora os ODS diretamente nas métricas de sucesso da estratégia de negócios, alinhando o interesse de acionistas e líderes da organização diretamente com o impacto positivo na sociedade.
Alguns exemplos de empresas que incorporaram diretamente os ODS em suas estratégias são Google, Nike, Walmart, Unilever e vislumbramos que à medida que a importância do desenvolvimento sustentável é reconhecida, vai aumentar o número de empresas se comprometendo com os ODS.
Esse aspecto da responsabilidade corporativa envolve uma contribuição ativa para uma sociedade mais justa e um meio ambiente mais saudável. Empresas que assumem sua parte da responsabilidade no destino da vida das pessoas e do planeta são vistas como mais confiáveis e respeitáveis, fortalecendo sua marca e legado.
A adoção dos princípios do Pacto Global e a contribuição para os ODS são indicativos de uma verdadeira responsabilidade corporativa.
Como a Corall pode facilitar essa jornada de transformação
Uma de nossas atuações mais frequentes refere-se a projetos de evolução da cultura organizacional, orientando nossos clientes na incorporação de inovações com propósito.
A Corall Consultoria oferece visão de mundo e metodologias para desenvolver e implementar projetos que reforcem a identidade empresarial e o modo de operação no mundo, resultando em impacto positivo e duradouro.
Atuamos a partir do que está presente na organização e suas partes interessadas, em jornadas de cultura que evoluem, de forma orgânica e sistêmica, as capacidades instaladas e as práticas de comportamentos, processos, rituais e estratégias.
A inovação com propósito é fundamental para construir marcas duradouras e responsáveis.
Empresas que compreendem e abraçam esse conceito, alinhando-se com o Pacto Global e os ODS da ONU, estarão na vanguarda, não apenas no mercado, mas também na construção de um futuro sustentável e próspero.
A jornada para esse futuro começa com a evolução da cultura organizacional, em que cada passo é parte de um legado em construção, moldado por valores, responsabilidade e um compromisso genuíno com o mundo.
Este artigo se baseia nas práticas e filosofias da Corall Consultoria, complementadas pelo exemplo inspirador do Itaú e seu conceito de “Feito de Futuro”. A inovação com propósito, alinhada ao Pacto Global e aos ODS, é a chave para marcas que desejam não só sobreviver, mas prosperar e contribuir significativamente para o futuro.
Vamos aprofundar o assunto? Fale conosco!