Ansiedade, depressão, tédio, irritabilidade e outros sintomas desafiadores têm acometido um número cada vez maior de pessoas de diversas idades.
Ao mesmo tempo, o ritmo acelerado virou o normal, seja no trabalho ou mesmo em atividades de lazer com o uso recursos que muitas pessoas fazem para acelerar as falas de vídeos e áudios.
No meu trabalho como coach e consultora, observo esse fenómeno ao ouvir relatos sobre como cada um vive e interpreta sua realidade e proponho reflexões e experimentações para que cada um, com seus recursos únicos, possa abrir espaço interior para novas possibilidades.
Associo esses sintomas a uma desconexão consigo mesmo e um distanciamento interno e externo com a natureza.
A vida moderna, por vezes se torna demasiadamente artificial e cercada de recursos que otimizam e aceleram nossa experiência com o tempo, como o carro, o computador, a internet, as inteligências artificiais etc.
É claro que esses avanços são incríveis e podem sim facilitar muito a vida! Ao mesmo tempo, podemos integrar esses recursos modernos com tempo de qualidade junto à natureza e assim viver de forma mais plena e saudável.
Quero te convidar agora a fazer um exercício simples e profundo de conexão com a natureza para que você possa sentir a diferença em seu estado mental e emocional que um breve contato com a natureza pode proporcionar.
Idealmente, sugiro que você faça esse exercício em um local de natureza mais exuberante como um parque, mas, se isso não for possível para você, um jardim ou praça próximo de sua casa também pode promover uma experiência bacana.
Antes de ir para esse local, responda à seguinte pergunta: Em uma escala de 0 a 10, o quanto me sinto relaxado(a) e centrado(a) nesse momento?
Agora vá para seu local escolhido na natureza onde poderá permanecer de 30 a 60 minutos, sentado(a) ou caminhando lentamente.
Ative seus 5 sentidos, observando os detalhes da paisagem como os diferentes tons de verde, sentindo os diversos cheiros como da terra molhada, ouvindo os sons como das folhas movendo-se ao vento, sentindo as texturas como do tronco das árvores e conectando com sua intuição ao sentir a troca de energia entre você e tudo a seu redor.
Ao terminar, se estiver caminhando, sente-se por alguns instantes, feche os olhos e novamente responda a pergunta: Em uma escala de 0 a 10, o quanto me sinto relaxado(a) e centrado(a) nesse momento?
Espero que essa prática simples e profunda tenha melhorado seu estado mental e emocional nesse momento e que tenha despertado seu interesse em ir mais fundo e além!