O que é
A regra não é, porém, de uso exclusivo militar. Muito pelo contrário, doa a quem doer, o mundo VUCA é para todos.
O que fazer
E lutar contra ele não parece ser a melhor estratégia. Aliás, não existe nada menos eficaz para lidar com o mundo VUCA do que os planos estratégicos que muitas empresas ainda insistem em fazer. Não, não estou louco. Quem está é quem acredita que dá para planejar os resultados que uma empresa pode atingir em 5 anos. Já é loucura suficiente fazer o planejamento de um ano.
Tanto é que muitas empresas estabelecem suas metas no início do ano e as vão ajustando ao longo praticamente mês a mês. Ou levam mais da metade do ano tentando entender o cenário e, quando finalmente se decidem, o ano já passou.
Por isso as empresas estão se reinventando. E a cultura de suas organizações são um dos principais desafios para inovar,como relata meu sócio Vicente Gomes neste artigo:
“A maneira como as coisas são feitas hoje e as premissas tácitas a partir das quais os processos são executados, como por exemplo, a necessidade de compliance e controle que uma grande empresa tem. Uma delas teve que buscar fora do Brasil novos processos para contratar uma startup que era três vezes mais eficiente que seu fornecedor global: o novo parceiro não tinha 3 anos de balanço e fôlego de esperar 120 dias para receber suas faturas que o processo de compras de então necessitavam.
Felizmente a matriz já havia desenvolvido novos parâmetros para pedidos de compras em startups mas que a função aqui no Brasil, talvez influenciada pela cultura atual, não tinha disponibilizado ainda localmente.”
O que fazer então para sobreviver ao vuco-vuco desse mundo VUCA?
Aqui vão algumas sugestões:
Baixe aqui a imagem.
Ah! E o que fazer com o planejamento estratégico? Não faça. Num mundo VUCA, o que funciona mesmo é planejar — e dar — um passo de cada vez.
*Fontes: Wikipedia e Portal Gestão